O Ecocardiograma fetal é um exame onde conseguimos avaliar o coração do bebê ainda dentro da barriga da mãe. Ele permite avaliar o desenvolvimento, anatomia, função e ritmo do coração fetal.
É um exame indolor, que não envolve radiação e não possui riscos para mãe ou para o bebê. Ele é realizado de forma bastante similar aos ultrassons obstétricos onde a mãe deita na maca, expõe a barriga e é utilizado um gel quente, para através de um transdutor de ultrassom conseguirmos “enxergar” o coração fetal na tela do aparelho.
Se tornou um exame essencial na gestação, fundamental para avaliar adequadamente o coração fetal. A principal vantagem, é a detecção precoce de alterações cardíacas, já preparando o ambiente e planejando o parto e nascimento em local com capacidade para receber estes bebês, que muitas vezes precisam de cuidados especiais já logo após o nascimento, permitindo assim um desfecho mais favorável.
Atualmente, a maioria dos especialistas recomenda o ecocardiograma fetal em todas as gestações, como complementação de rotina de um pré-natal normal, para rastreio de cardiopatias, já que muitos casos de cardiopatias congênitas acontecem em gestações de baixo risco e que não são detectadas pelo rastreamento nos ultrassons convencionais do pré-natal.
Existem, no entanto, alguns fatores de risco que tornam sua realização ainda mais indicada, os principais são: idade materna > 35 anos, diabetes gestacional ou pré-gestacional, reprodução assistida (fertilização in vitro, inseminação), doenças autoimunes maternas, infecções maternas que possam afetar o coração fetal, história familiar de cardiopatia congênita, suspeita de alteração do coração fetal ao USG morfológico, alterações extra-cardíacas no USG morfológico (ex: rins e vias urinárias, artéria umbilical única, etc), alterações do cariótipo, translucência nucal aumentada, gemelaridade (principalmente monocoriônicas), ritmo cardíaco fetal irregular.
O Exame é realizado idealmente entre 24 e 28 semanas, que é o período onde conseguimos as melhores imagens. No entanto, ele pode ser realizado um pouco antes ou após este período.
Fora do período ideal a imagem pode ficar um pouco comprometida e o exame pode apresentar limitações. De qualquer forma, Dr. Oliver sempre tenta avaliar o coração da melhor forma possível.
Lembre-se, neste exame, o foco é o coração fetal, não sendo avaliados tamanho, peso e sexo do bebê. Em alguns casos, em caso de posição favorável, Dr. Oliver tenta tirar fotos do rosto do bebê para mostrar para os papais.
O Exame dura em média 40 minutos para Dr. Oliver conseguir ver todas as estruturas com calma.
O laudo e as imagens são liberados na hora, já saindo da clínica com os resultados em mãos.
Não é necessário nenhum preparo para realização do exame, não sendo necessário jejum e nem interromper o uso de medicações que faz uso.
*Outros nomes para o mesmo exame:
Dr. Oliver Kligerman
CRM-SP 164416 / RQE 727341 / RQE 727342
Permaneceu com dúvidas?
Tire suas dúvidas com a nossa secretária